exposições do musa
Confira aqui o histórico das exposições do MusA selecionando o ano desejado e com a possibilidade de baixar em formato PDF (Portable Documento Format), caso nao possua este aplicativo, faça o download aqui
HISTÓRICO DAS EXPOSIÇÕES POR ANO
2015 2016 2017 2018 2019 2022 2023 2024 2025MusA dá início ao seu primeiro programa de residência artística
Depois de uma semana intensa de programação, com muita produção artística e ocupação dos espaços do nosso museu universitário, o Ateliê23 chegou ao fim. Entre as atividades realizadas na programação do Ateliê23 que teve como temática "poéticas originárias ancestralidade e contemporaneidade", tivemos as orientações dos trabalhos a partir da mediação da artista Juliana Kerexu e da professora da UFPR Litoral, Ana Elisa Freitas, rodas de conversa, o reconhecimento dos espaços do museu, visita ao coletivo de estudantes indígenas da UFPR e também visita a Aldeia Guarani Araçá - I, localizada nas proximidades de Curitiba, para que a sensibilidade artística do grupo fosse guiada pelos próprios indígenas, a partir do diálogo, da caminhada e da coleta de materiais (argila, folhas e galhos). A linguagem da escultura também se fez presente no processo criativo da residência artística.
INSERVÍVEIS
O que acontece no objeto, e no corpo, ao retirar-se sua função convencionada? Essa é a pergunta guia da proposta da mostra INSERVÍVEIS, que irá inaugurar a agenda anual de exposições temporárias de 2023 do Museu de Arte da UFPR. O lançamento de INSERVÍVEIS ocorre no próximo dia 11 de abril, às 17h30, na sede do museu, com acesso pela Rua XV de Novembro, 695. Com a curadoria de Yasmin Fabris e Ronaldo Oliveira Correa, docentes do curso do Departamento de Design (DeDESIGN-SACOD), a mostra é desenvolvida pelo projeto de extensão Laboratório de Práticas Expressivas e Temas Emergentes: emaranho.lab. Conceitualmente, INSERVÍVEIS aborda dois temas, relevância e originalidade, tendo em vista a centralidade dos artefatos na vida cotidiana da sociedade urbana.
Elas no MusA
A exposição Elas no MusA, é uma iniciativa do museu que busca dar continuidade à importante tarefa, ao lado de outras iniciativas locais e nacionais, de analisar e discutir a representatividade de artistas mulheres nos acervos. Com curadoria de Dulce Osinski e Stephanie Dahn Batista, dois aspectos tornam-se de suma importância para a prática e o pensar curatorial: os modos de ingresso de trabalhos de autoria feminina no processo de constituição do acervo e a diversidade expressa tanto na origem das artistas, em sua formação e atuação profissional, como também nas linguagens e temas por elas explorados.
Desvio Aparente
A mostra apresenta investigações poéticas que transitam entre linguagens, partindo de desdobramentos da gravura quando entendida como campo expandido de possibilidades técnicas e de expressão.
A proposta surgiu do diálogo entre artistas, a partir de interlocuções decorrentes do uso comum e das vocações dos ateliês do Museu da Gravura Cidade de Curitiba - Solar do Barão. Serão apresentadas obras dos seguintes artistas: Andréia Las, Cezar Regina, Elaine Stankiwich, Glaucia Flügel, Jozé Roberto da Silva, Lilian Reif, Magu, Maria Lucia de Julio, Silvio De Bettio, Vini Maia.
Mostra de Arte Postal
A Mostra Diálogos Interculturais através da Arte Postal, foi idealizada pela museóloga Lidiane Nascimento, a partir da proposta da professora de Letras da UFPR Anna Beatriz Paula e do artista postal Escriba Celestial, que em janeiro de 2023 entraram em contato com o MusA apresentando o trabalho desenvolvido no evento de extensão “Diálogos", da disciplina de Literatura e Transdisciplinaridade do Curso de Letras-Inglês da UFPR, onde artistas postais de diversas culturas e partes do mundo trocavam postais, Pensando na ampliação do diálogo da Mostra no MusA e em enfatizar o protagonismo negro na arte, a equipe curatorial pensou numa série de iniciativas e programações, como a abertura de Edital de Envio de Arte Postal para estudantes artistas, que resultou no envio de obras de diversos coletivos e artistas em formação, como por exemplo, a artista Larissa Leonardi (participante do Ateliê 23), o Coletivo Sementes e Coletivo Awá da EMBAP que enviou aproximadamente 100 postais remetidos do Cais do Valongo no Rio de Janeiro para Curitiba, que contam a história real de pessoas negras e suas conquistas.
Terra Incógnita: 60 anos
De proposição, pesquisa e curadoria da professora do Departamento de Artes Tânia Bloomfield, Terra Incógnita é uma exposição processual e insere-se na programação do evento intitulado “60 anos do golpe: memória, lutas e resistências”, organizado pelos setores de Artes, Comunicação e Design, de Ciências Humanas e de Ciências Jurídicas da UFPR
Terra Incógnita: 60 anos é um trabalho processual em poética, orientado pela reflexão sobre as territorialidades implicadas na circunscrição espacial de três países da América do Sul por onde Tânia percorreu desde que nasceu: Brasil, Argentina e Chile. Envolve, portanto, uma territorialidade subjetiva de fronteiras incertas.
Museu de Arte da UFPR - MusA
2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00
Sábados, domingos e feriados: Fechado.
Entrada Franca
Rua XV de Novembro, 695 | 1º andar
Centro | Curitiba | Paraná
musa@ufpr.br – 41-3310-2603
MusA - Museu de Arte da UFPR | 2017 - Hospedado pelo CCE - Centro de Computação Eletrônica da UFPR - desenvolvido por unigraf/proec - wmv