exposições do musa
Confira aqui o histórico das exposições do MusA selecionando o ano desejado e com a possibilidade de baixar em formato PDF (Portable Documento Format), caso nao possua este aplicativo, faça o download aqui
HISTÓRICO DAS EXPOSIÇÕES POR ANO
Translitorânea
O projeto Translitorânea, da fotógrafa Andrea Eichenberger, que conquistou o Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais 2013, inicialmente exposto em 2014 no Museu da Escola Catarinense, no centro de Florianópolis (SC), continua sua itinerância. Depois de ter passado pela Gallery Fab – University of Missouri – USA, pelo Focus Festival – Mumbai – Índia, pelo 1st Sino-Latin American Symposium, University of Nottingam, Ningbo, China, e pelo Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, em Porto Alegre (RS), a exposição da artista de Santa Catarina, que reúne imagens fotográficas captadas ao longo da BR-101, uma das maiores rodovias do Brasil, chega ao MusA – Museu de Arte da UFPR, em Curitiba.
O poder de dar nome às coisas
exposição individual Emerson Persona
Entre obras de grandes e pequenos formatos Emerson Persona busca transformar e recombinar as relações da representação do corpo no espaço resultando em imagens flutuantes. Segundo o artista, “tenho interesse na representação do corpo na pintura e no desenho e, além disso, faço uso de figuras de animais e plantas, buscando um espaço híbrido, onde as ideias se misturam e se sobrepõem a partir do próprio processo de desenvolvimento de um trabalho. Nesta mostra proponho um jogo simbólico ao observador”.
Intermedi(AÇÕES)
A exposição é uma celebração aos 35 anos da Téssera Companhia de Dança da UFPR. A proposta expográfica é a de evidenciar o corpo, a dança e a indumentária para mostrar de forma recortada o processo de criação e de produção das obras coreográficas da companhia. Na exposição o público pode conhecer um pouco mais sobre a estética trabalhada na Téssera, por meio da relação entre trilha sonora, adereços cênicos, roteiro de criação, traje de cena, fotografia, iluminação, elemento audiovisual e, é claro, o CORPO EM PERFORMANCE. Todos os dias da exposição às 16h00 acontece uma performance diferente em meio à expografia.
Coisa com coisa é outra coisa - Antonio Arney 90 anos
Concebida e organizada pelos alunos da disciplina História da Arte no Brasil II, do curso de Artes Visuais da UFPR (2015), sob orientação do professor Fernando Bini, a exposição celebra os 90 anos do renomado artista Antonio Arney. Na exposição sua produção mais recente em diálogo com obras premiadas - pertencentes a diversos acervos de museus e colecionadores particulares - podem ser vistas na exposição biográfica.
Ao trabalhar com a deterioração da madeira em contraposição ao couro, o artista traz à tona a ilusão de temporalidade etérea por conta de materiais tão diversos entre si. A destreza de Arney em unir os elementos, trabalhando tempo, peso, cor e espaço cria objetos harmônicos e provocativos.
Impressões do Acervo: A coleção de gravuras do MusA
A exposição é pautada na acessibilidade conceitual e trouxe uma linguagem simples que mostra as técnicas de gravura, o acervo e o movimento da gravura no Paraná, possibilitando ao visitante a oportunidade de descobrir e criar suas próprias impressões sobre a gravura.
Em número são apenas 16 gravuras, mas que possuem relevância histórica em premiações do Salão Paranaense de Belas Artes; fazem parte da coleção nomes como Anna Bella Geiger, Júlio Alvar, Denise Roman, Raul Cruz, Cildo Meireles, Claudia Dal Canton, Chico Cunha e Anico Herskovits.
Museu de Arte da UFPR - MusA
2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00
Sábados, domingos e feriados: Fechado.
Entrada Franca
Rua XV de Novembro, 695 | 1º andar
Centro | Curitiba | Paraná
musa@ufpr.br – 41-3310-2603
MusA - Museu de Arte da UFPR | 2017 - Hospedado pelo CCE - Centro de Computação Eletrônica da UFPR - desenvolvido por unigraf/proec - wmv