MusA dá início ao seu primeiro programa de residência artística

 

O Museu de Arte da UFPR, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec/UFPR), está desenvolvendo o seu primeiro programa de residência artística, o Ateliê 23, que irá conduzir processos criativos para produção em artes visuais, a partir de abordagem em diferentes linguagens como a fotografia, a pintura, a arte digital, o bordado e a escultura. Com a temática “poéticas originárias: ancestralidade e contemporaneidade”, esta primeira edição do programa de residência em artes visuais surge para contribuir com a defesa dos povos indígenas e suas expressões artísticas, assim como, com o fomento da arte e da cultura a partir da UFPR. 

 

Depois de uma semana intensa de programação, com muita produção artística e ocupação dos espaços do nosso museu universitário, o   Ateliê23 chegou ao fim. Entre as atividades realizadas na programação do Ateliê23 que teve como temática "poéticas originárias ancestralidade e contemporaneidade", tivemos as orientações dos trabalhos a partir da mediação da artista Juliana Kerexu e da professora da UFPR Litoral, Ana Elisa Freitas, rodas de conversa, o reconhecimento dos espaços do museu, visita ao coletivo de estudantes indígenas da UFPR e também visita a Aldeia Guarani Araçá - I, localizada nas proximidades de Curitiba, para que a sensibilidade artística do grupo fosse guiada pelos próprios indígenas, a partir do diálogo, da caminhada e da coleta de materiais (argila, folhas e galhos). A linguagem da escultura também se fez presente no processo criativo da residência artística. A atividade com argila foi realizada no Laboratório de escultura e cerâmica do Departamento de Artes, coordenado pela professora Isabelle Catucci da Silva. Além de experimentar as possibilidades do barro para a elaboração das suas poéticas ancestrais, essa foi uma forma das (dos) artistas residentes conhecerem mais um espaço criativo da UFPR. 

 

Os trabalhos produzidos na residência artística seguirão vibrando na sala 01 do MusA, com a instalação da exposição "Poéticas originárias ancestralidade e contemporaneidade". A mostra que reúne a trama e a arte que brotou de tantas vivências seguirá em exibição até 24 de abril deste ano. Além disso, algumas atividades de mediação irão ocorrer, nesse período em que a mostra estará em exibição no museu.

 

Agradecemos a participação de todas as pessoas envolvidas nesta atividade que visou, acima de tudo, incentivar a produção artística e fomentar a democratização da ocupação de espaços institucionais da arte, como o MusA.

 

Fotos: Acervo MusA-Divulgação

 

 

 

 

 

O objetivo desta primeira edição do programa residência artística é estimular produções que reflitam sobre os ambientes e patrimônios das culturas originárias, atravessando as diversas perspectivas ambientais, sociais e políticas, ao campo da arte. O ateliê 23 irá ocorrer entre os dias 06 e 10 de fevereiro, na sede do museu e irá contar com a participação de 14 artistas residentes, os quais foram selecionados (as) a partir de edital.

 

Muitos (as) desses (as) artistas residentes não são vinculados (as) a universidade o que caracteriza uma significativa participação da comunidade externa.

 

As atividades do ateliê serão mediadas pela docente Ana Elisa Freitas do curso de arte da UFPR Litoral, e pela artista indígena convidada, Juliana Kerexu e pela servidora Michele Dacas e outras integrantes da equipe do MusA. Para saber mais, acesse a matéria do portal da UFPR.

 

Juliana Kerexu

Escritora Escritora, poetisa, ativista,artista, professora de Mbya-Guarani, palestrante,a multiplicar o saber ancestral, ancestralidade viva. Kerexu é uma liderança acessível e com frequência faz a ponte entre os não-indígenas e os povos originários. Ela abre as portas da aldeia, integra diversos movimentos sociais, aparece nos eventos falando de gênero e já teve até a vida retratada no documentário “Elas são o meu início”, que estreou no mês passado em Curitiba, no Cine Passeio. Tamanho engajamento é fruto de uma luta que começou a ser plantada quando ela tinha apenas 16 anos. “Eu via de perto as dificuldades que as mulheres tinham quando iam vender artesanato, a violência, o preconceito, o racismo. Então eu comecei a participar das reuniões e chamar as mulheres. O cacique homem não vai nos escutar nem pensar nas nossas necessidades, então precisamos nos organizar”. (Jornal PLURAL, Curitiba, 21/08/21).

 

 

legenda da foto: Cacique Juliana Kerexu realizando intervenções nas paredes do MusA durante evento em dezembro de 2019. Foto: Douglas Fróis/MusA-Divulgação

 

programação

 

Chamada Pública Ateliê 23: Programa de Residência Artística do MusA

 

A comissão de avaliação do programa de residência artística do Museu de Arte da UFPR divulga os resultados do processo seletivo da chamada pública Ateliê 23.

Confira aqui o resultado da seleção de artistas residentes para o programa de residência artística do Museu de Arte da UFPR, o Ateliê 23. :

 

download resultado edital

 


SERVIÇO:
Exposição: Ateliê 23 apresenta: poéticas originárias: ancestralidade e contemporaneidade
Período expositivo: 13 de fevereiro a 24 de abril de 2023


Visitação: de segunda a sexta das 09h às 12h e das 13h às 18h
Local: MusA - Prédio Histórico da UFPR, 1º andar
Acesso pela Rua XV de Novembro, 695, Centro - Curitiba/PR
Entrada gratuita

 

Visitas mediadas solicitar agendamento por e-mail: musa@ufpr.br

Museu de Arte da UFPR - MusA

2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00

Sábados, domingos e feriados: Fechado.

Entrada Franca

Rua XV de Novembro, 695 | 1º andar

Centro | Curitiba | Paraná

 

musa@ufpr.br – 41-3310-2603

 

MusA - Museu de Arte da UFPR | 2017 - Hospedado pelo CCE - Centro de Computação Eletrônica da UFPR - desenvolvido por unigraf/proec - wmv