editais

Museu de Arte da UFPR lança Edital de Seleção de Projetos de Exposições para 2024.

 

Serão selecionadas exposições voltadas para as áreas das Artes Visuais com foco na produção moderna e contemporânea do Paraná e Eixo Sul, com foco em ampliar de forma interdisciplinar para áreas de arquitetura, design, arte, museologia e produção cultural e em estabelecer possíveis inter-relações simbólicas entre o seu acervo e as exposições selecionadas, prestigiando assim a coexistência de diferentes formas de expressão cultural.

 

Poderão se inscrever proponentes pessoas físicas individuais ou em grupo, inclusive curadores, colecionadores, estudantes, produtores e pesquisadores, maiores de 18 (dezoito) anos, sediados no Brasil.

 

Serão selecionados 3 projetos de exposições e mais 3 projetos suplentes, para caso de desistências, que irão compor o calendário do MusA a partir de junho de 2024.

 

download do EDITAL

 

Anexo I - Planta da Sala

 

ANEXO II - Equipamentos e Mobiliário

 

Inscrições abertas de 08/12/2023 a 04/03/2024 - serão aceitas inscrições somente via Formulário Online disponível no Edital:

 

formulário inscrições

 

Chamada para Envio de Arte Postal

 

MusA abre Chamada para Envio de Arte Postal de artistas-estudantes ou coletivos de arte, com o intuito de integrar a mostra Diálogos Interculturais Através da Arte Postal, orientando-se pelo tema “Diálogo e Diversidade Cultural Afro-brasileira”, tendo em vista o mês da Consciência Negra como ponto de referência. Pode-se partir da etimologia da palavra ‘diálogo’, com sentido de “através da palavra” e seguir para outros sentidos como: conversa, troca, aprendizado, ensino, transcendência, comunicação, verdade, acordo, sabedoria, encontro, cura, confissão, compreensão.

 

A proposta está vigente no calendário de ações do Museu de Arte da UFPR com o objetivo de pensar o diálogo como uma ferramenta de acolhimento e representação da diversidade cultural, principalmente a cultura afro-brasileira.

Esta mostra ocorrerá na sala de exposições de curta duração do Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná, no prédio histórico da UFPR, localizado na

Rua XV de Novembro, nº 695 - Centro, Curitiba - PR, CEP 80020-310.

 

Homologação

 

download do EDITAL

 

formulário inscrições

 

Chamada Pública Ateliê 23: Programa de Residência Artística do MusA 

 

Com o tema “Poéticas Originárias: ancestralidade e contemporaneidade”, o Museu de Arte da UFPR abre chamada pública para a primeira edição do Ateliê23: Programa de Residência Artística do MusA. O programa busca converter temporariamente os espaços expositivos do museu em espaços criativos, com a abertura de suas portas para a experimentação e a circulação de novos artistas e trabalhos em múltiplas linguagens. A residência artística terá a duração de uma semana, e ocorrerá na sede do museu, entre os dias 06 a 10 de fevereiro de 2023. As obras resultantes dos trabalhos realizados no Ateliê23 irão compor uma nova exposição e poderão ser incorporadas ao acervo permanente do museu. 

 

A comissão de avaliação do programa de residência artística do Museu de Arte da UFPR divulga os resultados do processo seletivo da chamada pública Ateliê 23.

Confira aqui o resultado da seleção de artistas residentes para o programa de residência artística do Museu de Arte da UFPR, o Ateliê 23. 

 

download resultado edital

 

A chamada para o Ateliê23 é voltada para artistas, vinculados ou não à Universidade Federal do Paraná, e pode ser acessada através deste link. As inscrições estão abertas entre os dias 23 de dezembro de 2022 a 26 de janeiro de 2023.

Interessados(as) em participar devem ler com atenção as diretrizes da chamada pública e preencher formulário online para candidatarem-se as dez vagas da residência artística. 

 

EDITAL

 

formulário inscrições

 

Inscrições - oficinas criativas do MusA

 

O Museu de arte da UFPR está com inscrições abertas para participação nas oficinas criativas que ocorrerão durante o durante a 3ª edição do Festival de Ciência, Cultura e Inovação da UFPR, nos dias 23 e 24 de novembro, na sede do MusA, na Rua XV de Novembro, 695 | 1º andar.

A confirmação de participação pode ser realizada até o dia 21/11, com a inscrição de grupos escolares ou outros coletivos, ou ainda inscrição individual, através de formulário disponível no link:

 

formulário inscrições

As oficinas são realizadas a partir da exposição "O Gabinete de arte paranaense" e ofertadas nas seguintes modalidades:

- Desenho coletivo de reinterpretações das obras - (dia 24/11, das 14h às 17h)

- Releitura com técnica de colagem da obra Baleia Azul de Orlando DaSilva - (dia 23/11, das 14h às 17h)
obs: É possível sugerir outra data, para isso basta incluir sugestão de data e horário na opção "outros" da última questão do formulário.

Participe!

 

CHAMADA PÚBLICA PARA EXPERIÊNCIAS CURTAS, CURTÍSSIMAS NO MUSA


Esta é uma chamada voltada para estudantes das áreas de artes, comunicação e museologia da UFPR e da UNESPAR que queiram vivenciar experiências pontuais e de curta duração nas exposições do Museu de Arte da UFPR. A chamada abrange o desenvolvimento de ações educativas e de monitoria na mostra “O Gabinete de Arte Paranaense do MusA no olhar crítico de Fernando Bini”.

 

Os (as) estudantes selecionados (as) irão participar das seguintes ações relacionadas a exposição: (01) oficina criativa e (02) monitoria (a) para visita guiada.

As ações serão realizadas durante a programação da 3ª edição do Festival de Ciência, Cultura e Inovação da UFPR.

 

As inscrições ocorrem entre 31 de outubro a 16 de novembro

Orientações da chamada disponível no edital abaixo:

 

download edital

 

Formulários eletrônico disponíveis nos links abaixo:

 

Inscrições para a oficina criativa devem ser enviadas através do link:

oficinas


Inscrições para monitoria devem ser enviadas por meio do link:

monitoria

 

Bolsa Cultura no MusA-UFPR

 

Prorrogadas até 26 de agosto de 2022 as inscrições para processo seletivo de estudantes de graduação em Museologia e Produção Cultural para ocupar 2 vagas de bolsa cultura no MusA.
Candidatos (as) selecionados (as) atuarão presencialmente na instituição, em ações ligadas a museologia e a produção cultural, e em colaboração com a equipe especializada do museu.
A carga horária é de 12h semanais e o início das atividades está previsto para o dia 01 de setembro de 2022.

 

resultado EDITAL


Informações completas no link do edital de chamada disponível abaixo:

 

download EDITAL

 

Bolsa Cultura no MusA-UFPR

 

Está aberto de 23 a 26 de setembro processo de seleção simplificado para ocupar 1 vaga de Bolsa Cultura no MusA-UFPR. Serão selecionados estudantes de graduação dos cursos de Design Gráfico, Artes Visuais, Web Design ou áreas correlatas.
As atividades serão desenvolvidas de forma remota. E os interessados devem possuir domínio básico na utilização de ferramentas de computação gráfica para as criações e estar cursando entre o 1º e 7º período do curso.

Os trabalhos da bolsa serão em apoiar o desenvolvimento de identidade visual de produtos, atuar na criação de arte para os materiais pedagógicos, tratamento de imagem, criação de logotipo, editoração, catálogos, ilustração, folder, web e auxílio na elaboração e manutenção de projetos gráfico-visuais.

 

1. Enviar Currículo Lattes e Portfólio para: musa@ufpr.br entre os dias 23 a 26 de setembro.

 

Resultado Bolsa Cultura 2021 - MusA

 

download EDITAL

 

MusA-UFPR recebe propostas de exposições

e ações educativas para Programação Virtual

 

O Museu de Arte em parceria com a Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR – PROEC/COC – lança edital para Credenciamento de Propostas de Exposições e Ações Educativas Virtuais.
As inscrições começam no dia 1 de setembro e vão até dia 22 do mesmo mês. PRORROGADAS ATÉ O DIA 22 DE OUTUBRO
Serão selecionados até 12 projetos para Exposições Virtuais e Ações Educativas Virtuais.
As propostas inscritas podem ser de projetos de exposições de arte ou performance artística ou possuir caráter formativo (proposições educativas, palestras ou oficinas), no entanto, devem fomentar a ampliação de conhecimento e percepção artística.
As Exposições Virtuais podem ser individuais ou coletivas, com temática livre e as Ações Educativas direcionadas para o público infantil ou adulto.

 

As propostas aprovadas pela Comissão Técnica de Avaliação irão compor o Calendário de Programação Virtual de outubro de 2021 a maio de 2022.
O edital é dedicado a escolher propostas dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Poderão se inscrever artistas, coletivos de artistas, arte-educadores, coletivos de arte-educadores, curadores, pessoas físicas e pessoais jurídicas, maiores de 18 anos.

 

Serviço:
Edital PROEC 04/2021 - Seleção de Projetos de Exposições e Ações Educativas Virtuais do Museu de Arte da UFPR
Lançamento do Edital: 31 de agosto de 2021
Período de Inscrições: 01 de setembro a 22 de outubro de 2021
Resultado Final: 30 de Setembro de 2021.

 

DOWNLOADS:

 

INSCRIÇÕES PRORROGADAS até 22 de outubro – NOVO CRONOGRAMA


download EDITAL

 

Resultado Final do Edital 04/2021 de Seleção de Propostas de Exposições e Ações Educativas Virtuais 2021.

 

download EDITAL

 

Resultado Preliminar do Edital 04/2021 de Seleção de Propostas de Exposições e Ações Educativas Virtuais 2021.

 

download EDITAL

 

EDITAL N° 04/2021 - PROEC - Seleção de Propostas de Exposições e Ações Educati vas Virtuais – Museu de Arte da UFPR


download EDITAL

 

Anexo 1 Ficha de Inscrição


download FICHA INSCRIÇÃO

 

Anexo 2 Formulário de Projeto de Exposição Virtual

Anexo 3 Formulário de Proposta de Ação Educativa

Anexo 4 Formulário de Recurso ao Edital

Anexo 5 Termo de Autorização de uso de Imagem e Voz

Anexo 6 Termo de autorização de uso de Imagem, Nome e Obra

Anexo 7 Termo de autorização de Direito Autoral de Obra Intelectual


download ANEXOS 2 AO 7

 

Museu de Arte da UFPR - MusA

2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00

Sábados, domingos e feriados: Fechado.

Entrada Franca

Rua XV de Novembro, 695 | 1º andar

Centro | Curitiba | Paraná

 

musa@ufpr.br – 41-3310-2603

 

MusA - Museu de Arte da UFPR | 2017 - Hospedado pelo CCE - Centro de Computação Eletrônica da UFPR - desenvolvido por unigraf/proec - wmv