exposições do musa
Confira aqui o histórico das exposições do MusA selecionando o ano desejado e com a possibilidade de baixar em formato PDF (Portable Documento Format), caso nao possua este aplicativo, faça o download aqui
HISTÓRICO DAS EXPOSIÇÕES POR ANO
2015 2016 2017 2018 2019 2022 2023 2024 2025A Identidade da Cidade
Em meio às paisagens urbana e natural, passado e presente se fundem. Ao caminhar pelas ruas, detalhes nunca percebidos, se revelam ao olhar mais atento. Enquanto a arquitetura se expressa representando uma época, a geografia determina o modo de vida de seus habitantes. Dessa maneira, se estabelece um elo entre o indivíduo e a cidade. Conhecer a história é preservar a memória de um tempo que já não existe; é se perceber como parte de um todo para além do que a vista alcança; é descobrir e imaginar; é, sobretudo, reconhecer e valorizar as características do lugar. A exposição Identidade da Cidade reúne imagens dos municípios litorâneos do Paraná e de sua capital, Curitiba. Obtidos a partir da mobgrafia, os registros de prédios históricos e construções singulares, sobrepostos a elementos naturais, configuram uma nova composição fotográfica, revelando a coexistência entre passado e presente.
Entre x e y". “X” e “Y
Após 2 anos fechado pela pandemia, no dia 09 de março de 2022, o MusA-UFPR reabriu com a exposição temporária "Entre x e y" do Coletivo Em-cadeia.
A visitação seguirá todas as orientações para prevenção ao Coronavírus: obrigatório uso de máscara, apresentação de comprovação de vacinação e controle de acesso na entrada.
Sobre a exposição "Entre x e y". “X” e “Y”:
Duas letras subsequentes do alfabeto latino. Duas incógnitas nas exatas. Em um sistema de coordenadas, dois eixos entre os quais é possível construir infinitas relações. Em que ponto estamos entre o “x” e o “y”?
Netos de Makunaimi: encontros de arte indígena contemporânea
Nas primeiras décadas do século XXI, Makunaimi retorna à cena da arte e da literatura através de seus netos. Revive momentos e obras do saudoso Jaider Esbell e também de Gustavo Caboco, artistas, escritores e produtores culturais oriundos das paisagens Pan Amazônicas de Raposa Serra do Sol, Roraima, e pertencentes aos povos Makuxi e Wapichana. Jaider e Gustavo integram o movimento de vanguarda da arte indígena contemporânea, cujo reconhecimento na cena cultural se amplia através de obras de artes visuais, performance e literatura.
O Gabinete de Arte Paranaense do MusA no olhar crítico de Fernando Bini
O Museu de Arte da UFPR apresenta a exposição “O Gabinete de Arte Paranaense do MusA no olhar crítico de Fernando Bini ”, com curadoria de José Carlos Cifuentes e co-produção da equipe do MusA. A exposição dá sequência às comemorações das duas décadas de existência do museu universitário e traz uma seleção de obras e artistas que compõe o acervo do museu universitário, e que fazem parte do arcabouço crítico de Fernando Bini. Sendo todos esses artistas, então, de reconhecida trajetória na cultura paranaense, e a exposição de suas obras no espaço do MusA, além de somar mais um trabalho de difusão do acervo de arte da UFPR, também contribui para homenagear os 20 anos em que o museu vem promovendo o estudo e a preservação da memória artística brasileira, especialmente no âmbito do Paraná.
Quem conhece o MusA?
Amparada na premissa de que há muito por construir e também muito o que ser reconhecido diante dos 20 anos de existência do Museu de Arte da UFPR, a curadoria da mostra, QUEM conhece o MUSA? o museu e a rua: trajetos e trajetórias do Museu de Arte da UFPR, propõe tecer um diálogo entre a história e as perspectivas futuras desse importante equipamento cultural da nossa universidade. A curadoria é por conta da equipe técnica do museu, representada pelas servidoras Lidiane Nascimento e Michele Dacas que organizaram a mostra conforme cinco núcleos narrativos - história, exposições, acervo, educativo, e perspectivas futuras. Essa proposta consiste num resgate do percurso histórico do MusA e que busca produzir uma imersão crítica na sua trajetória, ao observar os movimentos de expansão e retração que permearam as diferentes frentes de atuação ao longo de duas décadas de existência.
Museu de Arte da UFPR - MusA
2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00
Sábados, domingos e feriados: Fechado.
Entrada Franca
Rua XV de Novembro, 695 | 1º andar
Centro | Curitiba | Paraná
musa@ufpr.br – 41-3310-2603
MusA - Museu de Arte da UFPR | 2017 - Hospedado pelo CCE - Centro de Computação Eletrônica da UFPR - desenvolvido por unigraf/proec - wmv