ações educativas

No ano de 2017 foi criado um Projeto de Extensão Universitária chamado “Educação em Museus: Núcleo de Ação Educativa do MusA” voltado especialmente para a área da Educação Museal, com intuito de contribuir para a inserção da instituição museológica (MusA) no cotidiano artístico e cultural da cidade; de promover ações direcionadas e em parceria com públicos escolares (professores, pedagogos e alunos) incentivando-os a uma familiarização com os museus; debater, estimular e trocar experiências entre profissionais de artes e educação através de formações, debates e seminários.

 

De lá para cá, o projeto de extensão atingiu um público de aproximadamente 20 mil pessoas, que participaram de atividades presenciais ou virtuais, como formações, oficinas, palestras, mesas redondas, visitas mediadas direcionadas e eventos online. 

Em 2020, com o fechamento dos museus pela pandemia, as propostas educativas do projeto tiveram que se reinventar e ocupar espaços até pouco explorados pelo MusA: o digital. O lado positivo desse cenário foi a possibilidade de chegar até pessoas que não conheciam o museu e fazer um convite para essa aproximação e diálogo.

 

A primeira atividade foi desenvolver uma exposição virtual sobre o acervo do MusA que tivesse um ponto em comum com todas as pessoas no enfrentamento à pandemia de Covid-19: o isolamento social. Foi daí que nasceu Cenas de Interior, idealizada pela professora e doutora em Educação Rose Trojan e desenvolvida pela museóloga Lidiane do Nascimento, ambas coordenadoras do Projeto de Extensão “Educação em Museus”.

 

A proposta da exposição é uma tentativa para amenizar os tempos tão conturbados trazidos pela pandemia, utilizando a arte como meio para a reflexão e abstração. 

A exposição foi um trabalho colaborativo, aliás essa é a marca registrada do projeto desde a sua criação, que dessa vez articulou estudantes em sua maioria voluntários para a pesquisa das obras e artistas para a exposição. 

 

As obras escolhidas para a exposição, que conta com artistas brasileiros e internacionais que fazem parte do Acervo Museológico do MusA, retratam cenas intimistas e lúdicas, que para a curadoria da exposição é um convite para ativação da memória afetiva.

 

Através da exposição - lançada aqui no site em novembro de 2020, foi possível uma série de desdobramentos, na qual a equipe do Educativo vem trabalhando. 

Aqui no site é possível entrar na exposição virtual, que possui audiodescrição, traduções para o inglês e espanhol e ver algumas obras para uma imersão em 360º, além de baixar uma Revista em Quadrinhos.

 

Para agendamentos de visitas presenciais (a partir de 2022) e propostas de parcerias, entre em contato com a gente pelo e-mail: educativomuseudearte@ufpr.br

 

 

A HQ é um projeto inédito voltado para o público infantil, inspirada na em uma gravura do artista Ricardo Carneiro, conta a história de uma mosquinha, chamada Val, que entra no atelier do artista e fica intrigada com os trabalhos que encontra alí e de repente ela entra na cabeça do artista. É aí que ela consegue vasculhar os arquivos e referências que inspiram Ricardo Carneiro a fazer suas gravuras e pinturas. A história é uma criação da equipe de estudantes que atuam no Projeto de Extensão do Educativo do MusA.

 

A proposta da HQ é atingir um público infantil a conhecer melhor sobre técnicas de arte e a história de artistas paranaenses. A revista em quadrinhos conta ainda com jogos interativos e um quebra-cabeça.

download da hq

 

 

A Equipe:

 

Claudete Luginieski

Graduanda em Artes Visuais (Bacharelado) pela UFPR, em Design Gráfico (UNINTER) e Produção Cultural (UNIASSELVI). Como artista visual, em sua pesquisa teórica e poética explora conceitos de espaço: o espaço natural, o espaço rural, o espaço público, o espaço das linguagens e o espaço sensível. No ano de 2020 foi Bolsista cultura COC/PROEC UFPR como pesquisadora no projeto #WebMusA realizado pelo MusA. Atualmente é voluntária no Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica “Mulheres no circuito das Artes Visuais e na História da Arte do Brasil: práticas, discursos e agentes a partir de acervos e Instituições de Curitiba”, o qual leva como Título do Plano de Trabalho: “Mulheres artistas no MusA da UFPR”. No momento também é Bolsista Cultura MusA, desta vez atuando com Design Gráfico e Comunicação Social dentro do setor Educativo.

 

YASMIN TEDESCHI PINEZE PEREIRA

Graduanda de Design pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuou como monitora no Laboratório de Imagem da PUCPR e atualmente é responsável em colaboração com outros bolsistas pela criação da revista em quadrinhos “ Val em: um dia na mente do artista” além de atuar no desenvolvimento de material audiovisual para séries do museu.

MARIANNA DA CRUZ MARQUETTI

Foi bolsista do Núcleo Educativo do MusA de junho a setembro de 2021 e hoje é bolsista da Bolsa SiBi na Bliblioteca de Humanas da UFPR. É estudante de Artes Visuais – Licenciatura na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e trabalhou nas redes sociais do MusA com a criação da série “Quintas com o MusA” e do cartaz para a divulgação das novas atividades educativas do Núcleo Educativo. Também realizou o contato com alguns artistas, produziu o roteiro de perguntas e guiou as entrevistas sobre suas trajetórias artísticas e obras expostas na exposição “Cenas de Interior”. Além disso, produziu atividades educativas para compor a história em quadrinhos destinada ao público infantil, com a criação de jogos como caça-palavras, liga-pontos, entre outros.

Marina Persegani

Curitibana, formada nos cursos de Processos Fotográficos e Produção de Áudio e Vídeo pelo Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba. Atualmente é estudante de Licenciatura em Artes Visuais na UFPR e estudante voluntária no Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná (MusA) . Artista, atua nas áreas de comunicação, fotografia, audiovisual, e projetos culturais. Na fotografia, desenvolve pesquisa em imagem documental.

Karin Liz

Estudante de Artes Visuais pela Universidade Federal do Paraná e estagiária do Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná (MusA). Cursou também alguns períodos de Design Gráfico pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atuou como monitora do Salão de Artes Visuais de Pinhais em 2019 e trabalhou também na área do design gráfico. Artista visual, se interessa pela pintura, desenho, videoarte e demais linguagens contemporâneas.

Rose Meri Trojan

Licenciada em Educação Artística, doutora em educação pela Universidade Federal do Paraná, tendo realizado pós-doutorado sobre Estudos Comparados em Políticas de Formação de Professores na Universidade de Salamanca/Espanha. Atualmente é professora aposentada do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná e vice-coordenadora no Núcleo Educativo do Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná (MusA)

Lidiane do Nascimento Silva

Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e pós-graduanda em Educação Especial Inclusiva e Políticas de Inclusão pela Faculdade Prominas de Minas Gerais. Atua como museóloga no MusA e é idealizadora e coordenadora do Projeto de Extensão “Educação em Museus: Núcleo Educativo do MusA”.

 

 

 

Museu de Arte da UFPR - MusA

2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00

Sábados, domingos e feriados: Fechado.

Entrada Franca

Rua XV de Novembro, 695 | 1º andar

Centro | Curitiba | Paraná

 

musa@ufpr.br – 41-3310-2603

 

MusA - Museu de Arte da UFPR | 2017 - Hospedado pelo CCE - Centro de Computação Eletrônica da UFPR - desenvolvido por unigraf/proec - wmv