Mostra de
Arte Postal
No último dia 09 de novembro, na sala de exposições temporárias no MusA, a Mostra “Diálogos Interculturais Através da Arte Postal e Intervenções Pretas - Ocupar e resistir”, foi aberta ao grande público em um evento protagonizado por artistas pret@s de Curitiba, com intervenções em Grafite Art e Lambe nas paredes da sala, além da apresentação musical da cantora Kimera.
A Mostra Diálogos Interculturais através da Arte Postal, foi idealizada pela museóloga Lidiane Nascimento, a partir da proposta da professora de Letras da UFPR Anna Beatriz Paula e do artista postal Escriba Celestial, que em janeiro de 2023 entraram em contato com o MusA apresentando o trabalho desenvolvido no evento de extensão “Diálogos", da disciplina de Literatura e Transdisciplinaridade do Curso de Letras-Inglês da UFPR, onde artistas postais de diversas culturas e partes do mundo trocavam postais, Pensando na ampliação do diálogo da Mostra no MusA e em enfatizar o protagonismo negro na arte, a equipe curatorial pensou numa série de iniciativas e programações, como a abertura de Edital de Envio de Arte Postal para estudantes artistas, que resultou no envio de obras de diversos coletivos e artistas em formação, como por exemplo, a artista Larissa Leonardi (participante do Ateliê 23), o Coletivo Sementes e Coletivo Awá da EMBAP que enviou aproximadamente 100 postais remetidos do Cais do Valongo no Rio de Janeiro para Curitiba, que contam a história real de pessoas negras e suas conquistas.
Para além disso, curadoria foi ampliada, inserindo pessoas representativas de setores culturais da UFPR como Samara Oliveira Marques da Silva (técnica em assuntos educacionais, Wesley Pereira da Silva (estudante de Artes Visuais) e o representante da gravadora e espaço cultural Faraoh Records o artista O Lulo como comunidade externa, levando nomes do circuito artístico periférico e preto de Curitiba para o MusA-UFPR.
Sendo assim, com o grupo curatorial ampliado, a mostra agora intitulada “Mostra Diálogos Interculturais Através da Arte Postal e Intervenções Pretas - Ocupar e resistir” propôs na abertura a realização de trabalhos artísticos em Lambe e Grafitte Art propondo um resgate e ressignificação da ancestralidade, a valorização da cultura afro-brasileira em suas diferentes linguagens, além de questionar as invisibilidades e violências impostas às pessoas pretas na sociedade brasileira, mostrando a beleza, diversidade da cultura negra e as pluralidades de vivências dos corpos pretos. Pois, é pelo protagonismo negro que a população negra reconta e reconstrói sua história, usando da arte para o fortalecimento da resistência política e afetos.
A intervenção, com os artistas cobrindo as paredes do museu de artes periféricas e pretas, marca a história do MusA e da UFPR, pois simboliza a democratização dos espaços vistos como de privilégio por artistas pret@s e comunidade externa que possui dificuldades no acesso à cultura e educação.
A Mostra, que ficará em exposição até o dia 21/11, é o resultado do trabalho coletivo realizado pela equipe de servidores, pesquisadores, docentes, apoio da comunidade externa e artistas, além de estudantes, atuando na produção e como artistas expositores.
A exposição conta ainda com uma programação de rodas de conversa, previstas para acontecer nos dias 20 e 21/11 sempre às 17h dentro da exposição. No dia 20/11 (marco do dia da Consciência Negra) acontece a Roda de Conversa sobre Escrita de Mulheres Negras - com a participação de Francielle Costacurta, Rosane Almeida e Poeta Vênus e no dia 21/11 a Roda de Conversa sobre Arte Postal com o artista Escriba Celestial e o professor, crítico de arte e um entusiasta da Arte Postal no Brasil, professor Paulo Roberto de Oliveira Reis.
Ficha Técnica da Exposição:
Curadoria Compartilhada: Anna Beatriz Paula, Escriba Celestial e Lidiane Nascimento, O Lulo, Samara Marques e Wesley da Silva.
Artistas postais:
Ryosuke Cohen – Célula Cerebral (Brain Cell), Otto David Sherman, Coletivo AWÁ, Larissa Leonardi, Coletivo Sementes Transatlânticas, Amanda Stefani Silva Sanches, Casa Del Dragon / Juan Petry, Mikel Untzilla, Ana Kawajiri, Marcia Rosenbuger, Maria B. Mery, Daiane L. Da Silva De Paula, Giovanni And Renata Strada Da @Smailartproj (Henrique H S M), Sherry M P Harmes, Mook Island Creations, Susan Gaedinger, Nícola Batista Loss Medeiros, Maria José Silva – Mizé, Sérgio Hobby, Patrícia Dos Santos,Renata Danicek, Suely Castro Mello, Sonia Eva Domènech ,Min (Mimgolub), Sil Dubois, Daniel De Culla, Fernanda Matos, José Roberto Sechi, Lars Schumacher, Luzia Celeste Rodrigues, Nabila Fairuz, Greg Diaz, Svetlana Shurko, Manoel Xio Blanco, Suzlee Ibrahim, Nazwaneem, Ammar Idris, Guido Bondioli, Patricia Desilu Fajardo Torres, Susanne Mitterwieser, Jonathan B, Keiichi Nakamura, Ryosuke Cohen, Robot Mail Art Cow, David Stanley Aponte, Muhammad Ibrahim, Shahrul Sahee, Stephan J. Mitterwieser, Maggi Ruggero, Susan Weisberg, Venturi Diana, Aina Enciso, Akif Nabiman, Simon Warren, Shahrul Sahee, Escriba Celestial, Nicola Batista Loss Medeiros, Sérgio Hobby, Sibila, Svetlana Shurko
Artistas Acervo MusA: Cildo Meireles, Luiz Henrique Schwanke e Paulo Bruscky
Música: Kimera Santos Grafite: Gelevi, LeGro, Marko Massai, SANTO e ZomB
Lambe: 00rafas00, Gabye, Leo Teixeira, Wesley da Silva
Colaboração: Departamento de Letras da UFPR, Faraó Records, O Lulo.
Para agendamento de visitas educativas:
educativomuseudearte@ufpr.br | 41-3310-2603
Horário de visitação: 09h às 12h e das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira
Entrada gratuita
Museu de Arte da UFPR - MusA
2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00
Sábados, domingos e feriados: Fechado.
Entrada Franca
Rua XV de Novembro, 695 | 1º andar
Centro | Curitiba | Paraná
musa@ufpr.br – 41-3310-2603
MusA - Museu de Arte da UFPR | 2017 - Hospedado pelo CCE - Centro de Computação Eletrônica da UFPR - desenvolvido por unigraf/proec - wmv