quem conhece o musa?

 

exposição será lançada no dia 18 de agosto, às 18h, na sede do MusA, localizada no prédio histórico da UFPR. O lançamento contará com apresentação artística da Téssera Companhia de Dança da UFPR, coquetel e visita guiada com as curadoras da exposição. Como parte da programação durante o mês de exposição, ainda estão previstas visitas guiadas com três grupos distintos, as trabalhadoras terceirizadas da UFPR, professoras (es) da rede pública municipal, e estudantes do curso de museologia da UNESPAR.

 

A mostra seguirá aberta para visitação até o dia 23 de setembro,

de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

A entrada é gratuita.

 

Exposição sobre os 20 anos do Museu de Arte da UFPR inaugura no próximo dia 18 de agosto

 

Amparada na premissa de que há muito por construir e também muito o que ser reconhecido diante dos 20 anos de existência do Museu de Arte da UFPR, a curadoria da mostra, QUEM conhece o MUSA? o museu e a rua: trajetos e trajetórias do Museu de Arte da UFPR, propõe tecer um diálogo entre a história e as perspectivas futuras desse importante equipamento cultural da nossa universidade. A curadoria é por conta da equipe técnica do museu, representada pelas servidoras Lidiane Nascimento e Michele Dacas que organizaram a mostra conforme cinco núcleos narrativos - história, exposições, acervo, educativo, e perspectivas futuras. Essa proposta consiste num resgate do percurso histórico do MusA e que busca produzir uma imersão crítica na sua trajetória, ao observar os movimentos de expansão e retração que permearam as diferentes frentes de atuação ao longo de duas décadas de existência.

 


Nessa expografia, o paradoxo “o museu e a rua” surge como metáfora das potências extraordinárias que residem no MusA como um espaço de troca entre a instituição e a sociedade. Seja essa troca entre UFPR e comunidade posta como apropriação, reflexão, debate, embate ou afeto, mas antes de tudo, uma conexão que é fundamental e que abre caminhos para a formação e transformação mútua e engajamento de uma para com a outra. Nessa toada, e visando não apenas formar públicos, mas também a si mesma, a exposição sobre os 20 anos do MusA retoma trajetos e contornos que possam contribuir para fomentar um museu como espaço democrático, diverso e acessível de memória e difusão artístico-cultural na UFPR. É uma mostra que implica o visitante e o convida a questionar quais experiências e devires podem pavimentar um museu universitário, não só como lugar de guarda e difusão de coleções científicas e museológicas, mas também como lugar de convívio, emancipação e mediação cultural. QUEM conhece o MUSA? interpela o (a) visitante a pensar como o museu pode constituir-se como espaço que observa e se expande para além de seus limites estruturais, se inserindo em movimentos populares e ativando redes de cooperação.

 


O MusA-UFPR e seus 20 anos
O Museu de Arte da UFPR foi uma iniciativa de duas mulheres: Maria José Justino e Dulce Osinski, professoras e pesquisadoras com larga experiência no campo das artes visuais, que na época atuavam como Pró-Reitora de Extensão e Cultura e Coordenadora de Cultura, respectivamente. Desde o princípio, a finalidade desse museu universitário foi a de pesquisar, preservar, documentar, estimular e divulgar a produção plástica nas suas diferentes modalidades, com ênfase na arte paranaense. O MusA, em duas décadas, alcançou um público de mais de 120 mil pessoas, que visitaram as mais de 80 exposições realizadas. E como desdobramentos da programação de suas mostras, muitos grupos escolares e pessoas de diferentes idades também participaram de diversas ações educativas e formativas.


Nos últimos anos, surgiram algumas novidades, como a modalidade de exposições virtuais, com a disponibilização de materiais digitais nas plataformas do MusA, que foram organizadas em decorrência do distanciamento social no período de dois anos da pandemia da covid-19.  Essa modalidade de exposição online veio para ficar e convergir conteúdos com as expografias físicas do museu, ampliando assim, o acesso e a aproximação com o público. Outro acontecimento que merece destaque no MusA, é a exposição "Netos de Makunaimi: encontros de arte indígena contemporânea", que foi instalada no museu em 2019, para despertar a história dormente e denunciar os apagamentos da arte e cultura indígena. Interrompida por dois anos e reaberta em março de 2022, a sua instalação expandiu a sala expositiva para as expressões da arte indígena contemporânea de diferentes regiões do país, inclusive, do Paraná. "Netos de Makunaimi" reflete um novo contexto de museu, que necessita ter seu espaço ocupado por iniciativas como essa, com protagonismo indígena, negro e feminino e por outras minorias no campo das artes.

 


Tendo em vista toda essa trajetória, podemos, hoje, afirmar que o MusA é um importante espaço de formação que atravessa as instâncias profissionais e de ensino, pesquisa e extensão, na preservação e difusão do patrimônio artístico do Paraná e da UFPR. E que pretende cada vez mais ampliar o diálogo com a comunidade universitária e com grupos socioculturais e camadas populares diversas. A equipe de trabalho do museu vem buscando fomentar a cooperação a partir de parcerias em projetos e com a participação em redes de agentes, museus e instituições culturais. As ações promovidas pelo MusA contribuem também com o debate de temáticas caras e urgentes para a sociedade, como a democratização de acervos, políticas de manutenção e preservação de estruturas públicas. A partir de todas essas frentes de atuação, o museu universitário afirma a cada ano, a sua missão institucional, que é “atuar como um museu-laboratório, um espaço vivo para reflexões e experimentações artísticas no campo das artes e da museologia”.

 

 

SERVIÇO:
Exposição Quem conhece o MusA?
Curadoria: Lidiane Nascimento e Michele Dacas
Abertura: 18 de agosto de 2022 - 18h
Período expositivo: 18 de agosto a 23 de setembro de 2022, prorrogado até 18 de outubro de 2022
Visitação: de segunda a sexta das 09h às 12h e das 13h às 18h
Local: Sede do MusA- Prédio Histórico da UFPR, 1º andar
Acesso pela escadaria na Praça Santos Andrade, nº 50, Centro - Curitiba/PR
Entrada gratuita

 

Visitas mediadas solicitar agendamento por e-mail: musa@ufpr.br

Museu de Arte da UFPR - MusA

2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00

Sábados, domingos e feriados: Fechado.

Entrada Franca

Rua XV de Novembro, 695 | 1º andar

Centro | Curitiba | Paraná

 

musa@ufpr.br – 41-3310-2603

 

MusA - Museu de Arte da UFPR | 2017 - Hospedado pelo CCE - Centro de Computação Eletrônica da UFPR - desenvolvido por unigraf/proec - wmv