Netos de Makunaimi: encontros de arte indígena contemporânea

Clique na imagem ao lado e faça o download do catálogo da exposição.
em breve...

 

SERVIÇO:

19 de abril a 03 de setembro de 2022

Visitação de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00
Entrada Franca

 

Nas primeiras décadas do século XXI, Makunaimi retorna à cena da arte e da literatura através de seus netos. Revive momentos e obras do saudoso Jaider Esbell e também de Gustavo Caboco, artistas, escritores e produtores culturais oriundos das paisagens Pan Amazônicas de Raposa Serra do Sol, Roraima, e pertencentes aos povos Makuxi e Wapichana. Jaider e Gustavo integram o movimento de vanguarda da arte indígena contemporânea, cujo reconhecimento na cena cultural se amplia através de obras de artes visuais, performance e literatura.

 

Reaberta no MusA - Museu de Arte da UFPR, Curitiba, em 19 de abril, a exposição "Netos de Makunaimi: encontros de arte indígena contemporânea" é promovida pelo Grupo PET Litoral Indígena/PROGRAD/MEC em parceria com a Coordenação de Cultura da PROEC/UFPR, e dá continuidade ao movimento artístico iniciado no Abril Indígena de 2019, com a exposição "O Renascimento de Makunaimi na Arte Indígena Contemporânea", com obras de Jaider Esbell e curadoria de Ana Elisa de Castro Freitas, no Museu Paranaense.

 

Ambos os eventos contam com a participação ativa de estudantes pertencentes a diversos povos indígenas, graduandos da UFPR. Na abertura em 2019, evocamos a presença do espírito criador de Makunaimi, através da ativação das forças imaginantes de dois de seus muitos netos - Jaider Esbell e Gustavo Caboco -, acompanhados de vovó Bernaldina José Pedro, que nos brindou com narrativas poéticas e evocações fabulatórias.

 

Hoje, num novo contexto e depois de grandes perdas (Vovó Bernaldina, falecida em 2020 e Jaider Esbell,em 2021), a exposição "Netos de Makunaimi" reabre no MusA como um manifesto que reafirma a presença dos que nos deixaram no campo físico, mas que seguem atuantes e vibrantes no campo cosmo-político que a Arte Indígena Contemporânea evoca

.

A exposição se estende até 03 setembro de 2022, fechando a programação da IX Reunião Brasileira de Antropologia/RBA, que acontece na UFPR nesse período.

 

"Netos de Makunaimi: encontros de arte indígena contemporânea" tem expografia colaborativa, contando com obras e intervenções artísticas de Jaider Esbell, Gustavo Caboco, Bernaldina José Pedro, Ricardo Werá, Juliana Kerexu, Allan Paraná Costa, Calita Rodrigues, Ryan Luiz Paraná . Na perspectiva do encontro, a artista, curadora e educadora Ana Elisa de Castro Freitas (UFPR) compartilha a curadoria com Paula Berbert (USP), cujas pesquisas igualmente convergem para o campo da arte indígena contemporânea.

 

SERVIÇO:
Exposição Temporária: Netos de Makunaimi: encontros de arte indígena contemporânea
Curadoria: Ana Elisa de Castro Freitas (UFPR) e Paula Berbert (USP)
Abertura: 19 de abril de 2022 - 17h
Período expositivo: 19 de abril a 03 de setembro de 2022
Visitação: de segunda a sexta das 09h às 12h e das 13h às 18h
Local: Sala do Acervo - Prédio Histórico da UFPR, 1º andar
Acesso pela escadaria na Praça Santos Andrade, nº 50, Centro - Curitiba/PR
Entrada gratuita

Entrada Gratuita, mediante registro na recepção e apresentação de Comprovante Vacinal.
O uso de máscaras é obrigatório em todas as depedências da UFPR

 

Visitas mediadas solicitar agendamento por e-mail: musa@ufpr.br

Assista ao vídeo-catálogo da exposição no canal do MusA no YouTube

MusA apresenta exposição "Netos de Makunaimi" no YouTube

Disponível também com acessibilidade em LSE, AD, Libras e traduções inglês e espanhol

Museu de Arte da UFPR - MusA

2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00

Sábados, domingos e feriados: Fechado.

Entrada Franca

Rua XV de Novembro, 695 | 1º andar

Centro | Curitiba | Paraná

 

musa@ufpr.br – 41-3310-2603

 

MusA - Museu de Arte da UFPR | 2017 - Hospedado pelo CCE - Centro de Computação Eletrônica da UFPR - desenvolvido por unigraf/proec - wmv