cenas de interior

 

Em 2020 a equipe do núcleo educativo do MusA se lança a um grande desafio, propor uma exposição virtual que possa gerar um debate sobre o momento tão novo e delicado que vivemos. Entendemos que, com os espaços expositivos fechados, é preciso transpor as barreiras físicas do museu e, para isso, o recorte temático escolhido para a exposição se relaciona com a pandemia de Covid-19 e a situação do isolamento e distanciamento social, a fim de gerar reflexões e debates nesse contexto.

 

As pinturas, fotografias, gravuras e desenhos curados para essa exposição possuem cores, linhas, formas e evocam sensações e sentimentos através de imagens que buscam ativar a memória afetiva das pessoas.

A leitura de uma imagem é uma operação interessante e divertida: é buscar relações, é criar identidades em uma imagem até então desconhecida aos nossos olhos, propondo assim um paralelo entre a memória individual e a memória coletiva. O acervo do MusA, aqui, é o pano de fundo da história que a exposição pretende contar e o protagonista é cada visitante que “embarcar” nessa breve narrativa.

 

A seleção das obras aqui apresentadas traz objetos comuns, retratos, brincadeiras, cenas de sonho e do cotidiano que convidam o espectador a um olhar mais demorado para cada obra, pois uma imagem sempre guarda consigo uma história não contada.

 

LIDIANE DO NASCIMENTO SILVA | CURADORA

ARTISTAS
Beatriz Corrêa

Claudia Dal Canton
Dijalma de Souza
Estela Sandrini
Fernando Augusto

Leonor Botteri

Leticia Marquez

Luiz Rodolfo

Paulo Bruscky

Paulo Bruscky & Unhandeijara Lisboa

Pawel Kwiatkowski

Raul Cruz

Ricardo Carneiro

Ze Roberto

 

O projeto da exposição visa ser acessível aos mais variados tipos de públicos e para isso conta com textos em português, inglês e espanhol, textos com letras maiores para pessoas com baixa visão e recursos de audiodescrição e libras para ampliar a compreensão e a participação das pessoas com deficiência visual e auditiva.

 

espanholinglÊs

Beatriz Corrêa

Dijalma de Souza

Estela Sandrini

Fernando Augusto

Leonor Botteri

Leticia Marquez

Luiz Rodolfo

Paulo Bruscky

Paulo Bruscky & Unhandeijara

Pawel Kwiatkowski

Raul Cruz

Ricardo Carneiro

Zé Roberto





SOBRE O EDUCATIVO:

O projeto da exposição visa ser acessível aos mais variados tipos de públicos e para isso contará com textos em português, inglês e espanhol, textos com letras maiores para pessoas com baixa visão, design da exposição em alto-contraste e recursos de audiodescrição e libras para ampliar a compreensão e a participação das pessoas com deficiência visual e auditiva.

 

Para saber mais informações sobre as ações educativas e culturais do Projeto de Extensão Universitária “Educação e Museus: Núcleo de Ação Educativo do MusA” envie um e-mail para educativomuseudearte@ufpr.br

 

As propostas educativas do Núcleo são direcionadas para o público escolar, instituição de ensino, professores e público interessado em arte-educação.

 

créditos

Curadoria Artística
Lidiane do Nascimento Silva


Curadoria Pedagógica
Rose Meri Trojan


Produção

Barbara Haro
Letícia Karoline

Lidiane do Nascimento

Pesquisa
Barbara Haro
Camila Gonzaga
Carolina Chollet

Letícia Karoline
Luiz Herter
Rose Meri Trojan
Sara Cordeiro

 

Educativo
Marianna Marquetti
Claudete Luginieski
Yasmin Tedeschi
Karin Liz
Marina Persegani


Design Gráfico
UNIGRAF/PROEC - Wilson M. Voitena


Tradução Inglês
Helena Stürmer

 

Tradução Espanhol
Deise Correia

 

Audiodescrição
Raquel Angela Carissimi

 

Créditos das Imagens
Nego Miranda
Fernando Augusto
José Roberto da Silva
Ricardo Carneiro


Museu de Arte da UFPR - MusA

2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00

Sábados, domingos e feriados: Fechado.

Entrada Franca

Rua XV de Novembro, 695 | 1º andar

Centro | Curitiba | Paraná

 

musa@ufpr.br – 41-3310-2603

 

MusA - Museu de Arte da UFPR | 2017 - Hospedado pelo CCE - Centro de Computação Eletrônica da UFPR - desenvolvido por unigraf/proec - wmv