CLAUDIA MARA DAL CANTON
Artista plástica, atuante principalmente na década de 1980, quando participou de diversos salões de arte entre 1981 e 1983. Com a obra “Protagonistas de um mesmo ambiente” ganhou o Prêmio Delegacia Regional do MEC no 38° Salão Paranaense de 1981, que aconteceu no Teatro Guaíra de Curitiba.
CLAUDIA MARA DAL CANTON - Protagonistas de um mesmo ambiente
Técnica: Litogravura e relevo s/ papel
| Dimensões: 103 x 39 cm
| Data: 1981
Descrição Formal do objeto
Composição figurativa de gênero. Mostra uma mulher em pé ao lado de um homem sentado em uma cadeira. A composição repete-se cinco vezes, sendo a primeira da esquerda para a direita mais nítida, de cor mais intensa e as outras esmaecendo sucessivamente até somente a figura de uma cadeira invertida em relevo sem tinta ficar em evidência sobre o papel. Recebeu o Prêmio Delegacia Regional do MEC no 38º Salão Paranaense, em 1981.
A imagem
Essa gravura de Dal Canton é um jogo de imagens que evidencia a técnica precisa da artista na litografia e no relevo, como um plano sequência de cinco imagens. Vemos um casal e uma cadeira em primeiro plano que, na primeira impressão no papel estão bem delineados pela presença da tinta da matriz e que nos planos seguintes a imagem vai se apagando até somente conseguirmos ver a marca da cadeira, então invertida. Suas vestimentas são características de uma época mais antiga, provavelmente da primeira década do século XX . Esta obra nos leva a pensar sobre presenças e ausências, na ação ou efeito de desaparecer. E também na memória, em como os objetos estão tomados pela presença das pessoas, uma forma de registro de uma recordação de alguém através dos cenários e objetos que ela percorreu e habitou. "Esta série de gravuras e litografias foi concebida a partir da necessidade de um resgate da origem dos imigrantes italianos residentes no sul do Brasil, que surgiu quando eu ministrava aulas na Universidade Estadual de Caxias do Sul (1979-82). [...] Os objetos são a memória da memória. [...] procuro retratar através de imagens o espaço ocupado na memória das pessoas (essa série possui 20 obras)". (DAL CANTON, apud MOREIRA, 2002).
para refletir
A obra “Protagonistas de um mesmo ambiente” nos leva a refletir sobre a possibilidade de desaparecimento, de esquecimento, apagando, gradativamente, a imagem da memória. Durante a pandemia do covid-19, o isolamento social e os afastamentos causados, trazem à tona os confrontos entre as expectativas desse ano e a sensação metafórica de desaparecimento das relações sociais, tal como a conhecemos. Seremos capazes de resistir e superar? Somente saberemos quando enfrentarmos o que a vida nos apresenta. Se me perguntassem ontem, se eu seria ser capaz de resistir, eu diria que não; hoje, sei que consigo! Essas imagens em sequência, também nos levam a pensar nas fotos de família e nas pessoas que se vão e que, por vezes, são esquecidas. Pode ser um lembrete para não esquecer, para não perder o legado que recebemos, para manter viva a herança dos nossos antepassados. Assim, fica mais fácil saber quem somos.
técnica - LITOGRAVURA
“Protagonistas de em mesmo ambiente” de Claudia Mara dal Canton é um lito, a palavra litogravura é derivado do grego “lithos”, que significa “pedra”. Para criar uma litogravura, as imagens são impressas e reproduzidas por meio de matrizes em pedras calcárias. É usado um bastão oleoso para desenhar sobre a pedra, que é tratada com um agente químico; a gordura gruda o desenho na superfície e as áreas em branco afastam a tinta. Coloca-se, então o papel sobre a figura que é coberta e colocada em uma prensa litográfica, após o que a imagem é impressa.
Ver mais em:
https://laart.art.br/blog/o-que-e-litogravura/
REFERÊNCIAS
MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha. A poética nos 16 poesilúdios para piano de Almeida Prado. Universidade Estadual de Campinas, Campinas 2002.
Disponível em: tp://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/284871/1/Moreira_AdrianaLopesdaCunha_M.pdf Acesso em: 05/10/2020.
AGÊNCIA PAPOCA. O que é Litogravura?. Jul de 2019.
Disponível em: https://laart.art.br/blog/o-que-e-litogravura. Acesso em: 05/10/2020
DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS.
Disponível em: https://www.dicio.com.br/desaparecimento/. Acesso em 05/10/2020.
Museu de Arte da UFPR - MusA
2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00
Sábados, domingos e feriados: Fechado.
Entrada Franca
Rua XV de Novembro, 695 | 1º andar
Centro | Curitiba | Paraná
musa@ufpr.br – 41-3310-2603
MusA - Museu de Arte da UFPR | - Hospedado pelo CCE - Centro de Computação Eletrônica da UFPR - desenvolvido por unigraf/proec - wmv