o artista

 

 

PAWEL KWIATKOWSKI

 

Nasceu na Polônia em 1981, graduou-se na Academia de Belas Artes de Łódź e lá trabalha como professor desde 2011. Na sua produção artística, percorre as linguagens do desenho, da gravura e da pintura, onde o pano de fundo se dá a partir de imagens fotográficas. Paweł Kwiatkowski é uma referência na arte da gravura do leste europeu; faz parte da nova geração de artistas poloneses cuja obra desponta com potência e expressividade. Recebeu diversos prêmios e expõe em diversos países da Europa. No Brasil, expôs pela primeira vez em 2018, numa exposição individual no Museu de Arte da UFPR.

 

< CENAS DE INTERIOR

 

PAWEL KWIATKOWSKI - Foco
Cologravura sobre papel | Dimensões: 120 X 80 cm | Data: 2017

 

 

Descrição Formal do objeto

Gravura de orientação vertical que ilustra duas figuras masculinas, que ocupam a maior parte do suporte. Vestem roupas escuras e estão numa posição de perfil, voltados para a esquerda. A figura em primeiro plano está com o braço esquerdo sobre a cadeira e com a mão fechada à frente do rosto, com a mão esquerda segura o “braço” da cadeira. A figura em segundo plano ocupa a parte esquerda do suporte. Os rostos, os braços e o fundo são marcados com riscos e manchas. As massas de corpo no centro da gravura são de tonalidades escuras. A gravura é construída a partir de contrastes entre preto e branco.

 

A imagem
Pawel costuma tratar sobre multidões em suas obras, se inspirando nos fluxos de transeuntes dos grandes centros urbanos, busca criar um referencial de homem moderno, retratando sempre figuras envolvidas em situações comuns de um dia comum de qualquer grande cidade. Em Foco, o principal atributo é a forma minimalista dos personagens individuais, bastante isolados nos espaços que se situam; alheios ao mundo exterior, parecem pensativos e reflexivos, concentrados em seus próprios pensamentos. Tal como suas demais gravuras, esta questiona a solidão do indivíduo perdido na imensidão oceânica das multidões.

 

para refletir

Com o sugestivo título, Pawel ressalta nessa gravura a alegoria do homem concentrado em seu mundo interior, uma relação bastante direta que podemos fazer com sua obra no novo momento que vivemos. As aulas e cursos remotos, que fazem parte da nova realidade de escolas e universidades é um grande desafio ao nosso senso de foco e concentração. A imagem também é um convite à meditação, para se desligar das referências externas que estamos acostumados e mergulhar em nós mesmos, para se autoconhecer e absorver os novos desafios que a vida nos apresenta.

 

técnica - cologravura

É uma técnica em que são colados objetos na matriz, geralmente de papelão madeira, ou plástico, usando cola e colando tecidos, objetos, rendas, folhas para dar uma textura à gravura.  A técnica permite reproduzir formas e formatos de diferentes objetos.  

Ver mais em:
https://artedosalunosismaelpordeus.blogspot.com/2013/02/a-cologravura-pode-ser-definida-como.html
https://galeriadegravura.blogspot.com/2009/07/cologravura.html

 

REFERÊNCIAS

OSINSKI, Dulce;  NASCIMENTO, Lidiane. Onda. Catálogo da Exposição individual do artista polonês Pawel Kwiatkowski. MusA. Museu de Arte da UFPR. Curitiba,09 de março a 27 de abril de 2018.

Disponível em: http://www.musa.ufpr.br/imagens/exposicoes/2018/Catalogo_Pawel.pdf - Acesso: 17/08/2020.

SAATCHI ART. The World’s Leading Online Art Gallery. Pawel Kwiatkowski.

Disponível em:  https://www.saatchiart.com/pawkwiat  - Acesso: 17/08/2020.

LIVISKI, Izabel. A “Onda”de Paweł Kwiatkowski. Boletim Tak! Agenda Cultural Polônia Brasil , Número 4, Março / Abril 2018.

Disponível em: http://poloniabrasil.org.br/wp-content/uploads/2018/04/Boletim_TAK_Numero_04_Marco_Abril_2018_V03.pdf - Acesso: 05/09/2020.

CAVALCANTI, Luciano. Arte dos Alunos. Cologravura. Oficina de Arte da Escola Emeif Ismael Pordeus, 2012.

Disponível em: https://artedosalunosismaelpordeus.blogspot.com/2013/02/a-cologravura-pode-ser-definida-como.html  - Acesso em: 25/10/2020.
GUZZI, Gra. Cologravura. Gravuras e Arte. Espaço para propagação da arte em gravuras, 29 de julho 2009.

Disponível em: https://galeriadegravura.blogspot.com/2009/07/cologravura.html - Acesso em: 25/10/2020.

 

 

Museu de Arte da UFPR - MusA

2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00

Sábados, domingos e feriados: Fechado.

Entrada Franca

Rua XV de Novembro, 695 | 1º andar

Centro | Curitiba | Paraná

 

musa@ufpr.br – 41-3310-2603

 

MusA - Museu de Arte da UFPR | 2017 - Hospedado pelo CCE - Centro de Computação Eletrônica da UFPR - desenvolvido por unigraf/proec - wmv